O que analisar antes de abrir um processo na justica

O que analisar antes de abrir um processo na justica

Para que a ação não seja precipitada é necessário analisar alguns aspectos antes de iniciar um processo. Entenda que o momento é delicado, principalmente se você se sentir lesado e sem condições de solucionar o problema sozinho.. Porém, nem sempre recorrer ao judiciário é o melhor caminho para a solução do caso. Assim, certificar-se da necessidade da abertura de um processo pode fazer toda a diferença. Para te ajudar na decisão,, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração. Confira! 

Qual o motivo do processo?

O processo judicial é apontado como a última opção a ser considerada em uma situação de conflito. Por isso, é importante ter certeza de que o motivo é suficientemente relevante para tal ação. Quando o assunto é o direito do consumidor, recomenda-se que o comprador entre em contato com a loja/ fábrica, por exemplo. Assim, como nesses e em outros casos, um acordo é estabelecido sem a necessidade da ação judicial. 

Além disso, o poder judiciário recebe uma alta demanda, logo, os casos urgentes são analisados em primeiro lugar. Essa certa lentidão do processo pode atrasar a resolução de um caso com possibilidades de se definir apenas entre ambas as partes

 

Quais os desafios de um processo?

A incerteza em relação  à decisão dos juízes é a primeira coisa a ser levada em consideração, visto que não é possível identificar se a causa já está ganha. Caso a ação seja perdida, o indivíduo além de lidar com a insatisfação, terá que arcar com os custos. Lembre-se de que em casos de dano ou perda emocional, a indenização virá através do pagamento em dinheiro e r nada além disso. 

Verifique se as provas são suficientes 

Essa é a parte mais importante e é a partir dessas provas que o andamento do processo se definirá. Tenha em mãos todas as provas que apontam a sua vantagem. Conseguir provar que você foi lesado materialmente ou moralmente aumenta as chances de ganhar a causa 

Além de documentos, a internet também pode fornecer provas em processos trabalhistas ou direito do consumidor, como trocas de emails entre as partes ou até mesmo certas gravações entre os envolvidos.

Procure um advogado especializado

Para que o seu processo possa receber a devida atenção, é necessário que as informações estejam com um profissional que atenda às suas expectativas e solucione da melhor forma a ocorrência.. Um bom advogado faz toda diferença nesses momentos, principalmente se ele oferecer a especialização que o caso precisa. . De nada adianta contratar alguém com conhecimentos em separação se o seu caso está relacionado a direitos trabalhistas, por exemplo.

Conte com uma análise prévia das provas

Você pode solicitar que o seu advogado faça uma análise prévia sobre o seu caso antes de decidir se quer ou não entrar com um processo. Isso te auxiliará a entender se é possível contar com o depoimento de testemunhas ou se falta algo nesse levantamento. 

Você precisa de ajuda com algum processo ou análise? Nós, podemos te ajudar acesse nosso site.

Leia: QUEM EXERCE MAIS DE UMA ATIVIDADE TEM DIREITO A UM BENEFÍCIO MAIS VANTAJOSO?

No Comments

Post A Comment


Warning: file_get_contents(index.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/advocaciampa.adv.br/web/wp-includes/plugin.php on line 441